Concerto I
14 de agosto, 20h|Pré-concerto 19h15 | Capela Santa Maria - Espaço Cultural
15 de agosto, 18h30 |Pré-concerto 17h45 | Capela Santa Maria - Espaço Cultural
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA - Márcio Steuernagel



A Bienal Música hoje tem a honra de abrir a sua terceira edição com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Iniciando o concerto, Curitiba tem a distinção de presenciar a estréia brasileira de Ramifications, de György Ligeti (1923-2006) – certamente um dos concorrentes à reputação de compositor mais importante do século XX. Escrita entre 1968 e 1969, esta obra é uma referência da escrita textural de Ligeti, e um marco já consolidado da história de música. Como eixo principal, o concerto traz a realização do III Concurso Nacional de Composição Música Hoje, dedicado ao fomento da produção de música orquestral nova por compositores brasileiros, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná. A escolha da obra vencedora depende do voto do público que, juntamente com um júri especializado, tem a oportunidade de ouvir em dois concertos as obras concorrentes, valorizando a escuta e escolha do público como essencial para a apreciação e recepção de música nova. Completa o concerto Que grandes silêncios maiores há no alto... de Harry Crowl, representando a produção própria e icônica de Curitiba, STEMS de Alexandre Lunsqui e La memoria del agua de Aurélio Edler-Copes, coroando o concerto com um pouco do que há de melhor na música de concerto hoje. O concerto tem direção artística do Ensemble entreCompositores, e regência de Márcio Steuernagel. back to top

Programa:

Ramifications (1968) György Ligeti (1923-2006)
A estrada do Rio Morto* Mario Ferraro
Campina de Vidro* Eduardo Fabricio Frigatti
Canto de Cera e Carne* Gabriel Fernandes Xavier
STEMS (2014) Alexandre Lunsqui
Que grandes silêncios maiores há no alto... (2014) Harry Crowl
La memoria del agua (2007-9) Aurélio Edler-Copes

*obras finalistas do III Concurso Nacional de Composição Música Hoje

Serviço:

Orquestra de Câmara de Curitiba
Concerto do abertura da III Bienal Música Hoje
Final do Concurso Nacional de Composição Música Hoje
Data: 14 e 15 de Agosto, Sexta- Feira e Sábado
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15) e 18h30 (Pré-Concerto às 17h45)
Ingresso: R$ 30,00 e R$15,00
(Entrada Franca para estudantes da UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)


Concerto II
16 de agosto, 17h30|Pré-concerto 17h00|Universidade Positivo, campus Praça Osório
Círculo de Invenção Musical / Sopro5 - Quinteto de sopros (Curitiba)


Fabrício Ribeiro, flauta | Marcos Vicenssuto, oboé | Marcelo Oliveira, clarinete | Fabio Jardim, trompa | João Vitor Jr., fagote




A III Bienal Música traz em seu segundo concerto o quinteto Sopro5, em espetáculo concebido pelo Círculo de Invenção Musical(CIM) – coletivo formado pela novíssima geração de compositores em Curitiba, que tem como objetivo expandir a produção atual da música de concerto brasileira. Formado por integrantes com diversas vivências musicais, o CIM investe na produção de composições, pesquisa em música e experimentações, promove masterclasses, fóruns e concertos. Atualmente é composto por André Greboge, Francisco Cardoso Araújo, Luigi D'Angelo, Paul Wegmann, Pedro Samsel Geraldo, Rafaele Maria Andrade, Rodrigo Enoque, Santiago Beis e Willian Lentz. Em seu concerto de estreia, o CIM apresenta um programa completamente inédito escrito especialmente para o Sopro5, formado por Fabrício Ribeiro (flauta); João Vitor Silva (fagote);  Marcelo Oliveira (clarinete);  Marcos Vicenssuto (Oboé); Fabio Jardim (trompa) – músicos que juntaram suas experiências no dia-dia da Orquestra Sinfônica do Paraná e na música de câmara com objetivo de divulgar e incentivar a criação de novas obras para essa formação. O concerto integra a série “Domingo no Câmpus” da Universidade Positivo. back to top

Programa:

Círculo de Invenção Musical:
Luft schmelzen Pedro Samsel Geraldo
O truque do mago Rafaele Maria Andrade
Parallels Willian Lentz
Cadenza Santiago Beis
Branca Gueixa André Greboge
Aniz Luigi D’Angelo
Quinteto n.1 Paul Wegmann
Esboços: Três miniaturas para quinteto de sopros Francisco Araujo

Serviço:

Sopro5 / CIM
Data: 16 de Agosto, Domingo
Local: Universidade Positivo, campus da Praça Osório
Horário: 17h30 (Pré-Concerto às 17h00)
Ingresso: R$ 10 e R$5
(Entrada Franca para estudantes da UP, UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)


Concerto III
17 de agosto, 20h | Pré-concerto 19h15 | Comunidade do Redentor
Ars Iubilorum
(Curitiba) – Direção: Márcio Steuernagel

Júlia Konieczniak | Lívia Ribeiro | Monica Soares| Gabriele Websky Meier |
José Luis Manrique | Gabriel Machado | Lucas Fruhauf | Martin Meier |
Márcio Steuernagel, direção | Helen Tórmin, soprano solo | Santiago Beis,órgão |



Em concerto integrante da programação oficial da III Bienal Música Hoje, o madrigal Ars Iubilorum e a Comunidade do Redentor convidam para o concerto Kayrós Diástima. Tendo como elemento central a Missa Berlinense de Arvo Pärt (1935), composta em 1990, originalmente, para a liturgia de Pentecostes, o concerto imerge esta obra em interlúdios, prelúdio e poslúdio compostos especialmente para o evento pelo Núcleo de Compositores da Comunidade do Redentor – integrado por Lucas Fruhauf, Márcio e Marcell Steuernagel, com participação de José Luis Manrique. O resultado é uma experiência sinestéstica que convida o público a mergulhar em um tempo e um espaço especiais – a sair do chronos cotidiano e adentrar o espaço sonoro do kairós. A regência é de Márcio Steuernagel, com participação especial de Santiago Beis, órgão, e Helen Tórmina, soprano. back to top

Programa:

ARVO PÄRT, MISSA BERLINENSE
Steuernagel, Fruhauf & Manrique, Kairós Diástima

Prelúdio – Márcio Steuernagel
KYRIE
GLORIA
Interlúdio I – Lucas Fruhauf
ERSTER ALLELUIAVERS zum Pfingsfest
Interlúdio II – Márcio Steuernagel
ZWEITER ALLELUIVERS zum Pfingfest
Interlúdio III - Marcell Steuernagel
VENI SANCTE SPIRITUS
Interlúdio IV- José Luis Manrique
CREDO
Interlúdio V- Lucas Fruhauf
SANCTUS
Interlúdio VI – Marcell Steuernagel
AGNUS DEI
Poslúdio – Marcell Steuernagel


Serviço:

Ars lubilorum
Kairós Diástima

Data: 17 de Agosto, Segunda-Feira
Local: Comunidade do Redentor  (Rua Trajano Reis 199)
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15)
Ingresso: Entrada Franca


Concerto IV
18 de agosto, 18h30 | Pré-concerto 17h45 | Teatro da Reitoria - UFPR
Ensemble Nih Nik
(Curitiba) Direção: Paulo Demarchi

Flavio Dias Veloso, Camila Cardoso, Juliana Ignatowics, Yslaine Mansano, Guilherme Carnacialle, Gabriela Bruel e Paulo Demarchi, Percussão | Carmen Célia Fregoneze, Piano | Rodrigo Capistrano, Saxofone



Em seu quinto dia, a III Bienal Música Hoje apresenta no Teatro da Reitoria o ensemble Nih-Nik, grupo curitibano dedicado à performance e pesquisa de música contemporânea, com ênfase na percussão e teatro musical, vinculado ao Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (que conta com membros de diversas instituições paranaenses, como EMBAP, FAP, UFPR e Orquestra Sinfônica do Paraná). No programa, obras de Cage, Feldman, de Almeida Ribeiro e Riley. A direção é de Paulo Demarchi. back to top


Programa:

Music for Marcel Duchamp John Cage
Debaixo da noite Chico Mello
El otro tigre Felipe de Almeida Ribeiro
In C Terry Riley


Serviço:

Nih Nik
Data: 18 de Agosto, Terça-Feira
Local: Teatro da Reitoria
Horário: 18h00 (Pré-Concerto às 17h45)
Ingresso: Entrada Franca



Concerto V
18 de agosto, 20h | Pré-concerto 19h15 | Capela Santa Maria | Espaço Cultural
Ensemble Móbile
(Curitiba) Direção: Felipe de Almeida Ribeiro e Fabrício Ribeiro

Fabrício Ribeiro, flautas  | Eric Moreira, violão |  Helen Tórmina, voz |
Alexsander Ribeiro de Lara, piano | Felipe de Almeida Ribeiro, eletrônica |
Márcio Steuernagel, regência



A III Bienal Música Hoje encerra seu quinto dia – dedicado integralmente a grupos de Curitiba – com o Ensemble Móbile, grupo artístico dedicado à pesquisa e performance de música nova. O ensemble é vinculado ao Núcleo Música Nova, grupo de pesquisa da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná. Tendo participado de atividades e concertos isolados em 2013, o Ensemble Móbile fez sua estréia oficial na abertura do SiMN 2014 + matrix14 on tour, atuando tanto na performance de música de câmara quanto em seções de leitura, valorizando o intercâmbio direto entre instrumentistas e compositores. Para 2016, o grupo participa da III Bienal Música Hoje com uma formação fixa: Helen Tórmina (voz), Fabrício Ribeiro (flauta), Alexsander Ribeiro de Lara (piano), Eric Moreira (violão), Felipe de Almeida Ribeiro (eletrônica) e Márcio Steuernagel (regência). Para inaugurar esta formação, o ensemble realizou três encomendas de compositores brasileiros para o programa da Bienal: os jovens Ivan Simurra e Willian Lentz e o já renomado compositor e professor Rodolfo Coelho de Souza. Para completar o programa – e também de acordo com o perfil do grupo em apresentar obras já consagradas do repertório moderno e contemporâneo – serão executadas obras de Olivier Messiaen e Elliott Carter. O Ensemble Móbile é hoje coordenado pelo compositor Felipe de Almeida Ribeiro e pelo flautista Fabrício Ribeiro. back to top

Programa:

Mborai*, voz, violão e flauta Willian Lentz
Sida Rika Orao*, piano e flauta Ivan Simurra
Changes, violão Elliott Carter (1908-2012)
Le merle noir, flauta e piano Olivier Messiaen (1908-1992)
Circunvagante*, voz, flauta, violão, piano e eletrônica Rodolfo Coelho de Souza

*estréia

Serviço:

Móbile
Data: 18 de Agosto, Terça-Feira
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15)
Ingresso: R$5 (preço único)
(Entrada Franca para estudantes da, UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)


Concerto VI
19 de agosto, 20h | Pré-concerto 19h15 | Capela Santa Maria - Espaço Cultural
ICE - International Contemporary Ensemble
(EUA)

Alice Teyssier, flauta e voz | Joshua Rubin, clarinete | Rebekah Heller, fagote |
Ryan Muncy, saxofone | Peter Evans, trompete | David Bowlin, violino |
Cory Smythe, piano | Ross Karre, percussão



Como um dos grandes destaques da III Bienal Música Hoje, Curitiba recebe no dia 19 de Agosto o ICE – International Contemporary Ensemble. Baseado em Nova York, o grupo considerado pelo The New Yorker “o novo padrão-ouro da música nova no mundo” traz na noite de quarta-feira uma seleção que mescla obras representativas da produção de compositores brasileiros radicados no Brasil e no exterior, grandes clássicos do século XX, e a produção própria que carrega sua marca registrada de colaboração intensiva entre compositor e intérprete, resultando em um concerto fiel à missão do ICE de não apenas apresentar musica nova no mais alto padrão existente, mas de proporcionar a formação de um novo público em todas as suas esferas. A vinda do ICE para a Bienal Música Hoje em Curitiba foi possibilitada pela Robert Sterling Clark Foundation e MidAtlantic Arts Foundation através da USArtists Internacional em parceria com o Fundo Nacional para as Artes e a Andrew W. Mellon Foundation. back to top



Programa:

Duo #1 (2015) Cory Smythe/Peter Evans
Synchronisms No. 9 (1988) Mario Davidovsky
Song (arranged Peter Evans) (2015)* Alice Coltrane (1937-2007)
Metafagote (2014) Felipe Lara
Landscape of Fear (2014) Marcos Balter
Angola (2015)* Paulo Rios Filho
Quartet, Op. 22 (1930) Anton Webern (1883-1945)
Three Love Songs (2005) Toshio Hosokowa
Modes and Waves (2014, rev. 2015) Cory Smythe/Peter Evans


Serviço:

ICE – International Contemporary Ensemble
Data: 19 de Agosto, Quarta-Feira
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15)
Ingresso: R$5 (preço único)
(Entrada Franca para estudantes da, UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)


Concerto VII
20 de agosto, 18h | Departamento de Artes da UFPR
Recital - palestra: Do som ao gesto. A coreografia do piano contemporâneo - Zelia Chueke (Curitiba), piano




Realizando a fusão entre o Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba e a Bienal Musica Hoje – entre o mundo acadêmico e o artístico, a pianista-pesquisadora Zélia Chueke (Bacharel em Piano - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Master of Music in Piano Performance - The Mannes College of Music; Doctor of Musical Arts in Piano Perfomance - University of Miami; Pós-doutorado na Université Paris-Sorbonne e Professor Associado junto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná) apresenta o recital – palestra “Do som ao gesto: A coreografia do piano contemporâneo”, em concerto repleto de estréias, no Departamento de Artes da UFPR. back to top

Programa:

Personnes alitées* Nicolas Marty
Introduction : "...asaṇkhatā dhātu..."
...à fleur de peau...
...papillon...
...réminiscence...
...projection...
Conclusion : "...asaṇkhatā dhātu..."
24 Hai-Ku** Jena-Yves Bosseur
Invention n°11** André Riotte
Do livro dos seres imaginários Valéria Bonafé

**estréia nas Américas
*estréia mundial


Serviço:

Zelia Chueke
Recital - palestra: Do som ao gesto. A coreografia do piano contemporâneo

Data: 20 de Agosto, Quinta-feira
Local: Departamento de Artes UFPR
Horário: 18h00
Ingresso: Entrada Franca


Concerto VIII
20 de agosto, 20h |Pré-concerto 19h15 | Capela Santa Maria - Espaço Cultural
Myotis Kollektiv (Alemanha) + Mossa Bildner (Curitiba/NY)


Johannes Haase, violino | Johannes von Buttlar, percussão |
Lucas Rickli, piano | Vinicius Giusti, eletrônica
Mossa Bildner, improvisação vocal livre



Vindo pela segunda vez à Bienal Música Hoje, a quinta-feira traz o Myotis Kollektiv, de Bremen (Alemanha): grupo de artistas interessados em construir uma plataforma de criação e execução de música contemporânea que inclua improvisação e música eletrônica. O grupo denomina-se “coletivo” por ser uma organização mutável, que a cada projeto renova seus objetivos estéticos conforme os diferentes pontos de vistas, experiências culturais, qualidades compositivas, interpretativas e de improvisação de cada artista participante. Cofundador do coletivo, o brasileiro Vinicius Giusti toca com o pianista suíço Lukas Rickli e com os alemães Johannes von Buttlar e Johannes Haase. O concerto será baseado na livre improvisão, música eletrônica e peças especialmente compostas para o grupo, que se conheceu quando os músicos cursavam aula de improvisão livre na Hochschule für Musik, na cidade de Basiléia. A participação do Myotis Kollektiv na Bienal Música Hoje foi viabilizada pela Fundação Pro Helvetia.

No segundo bloco, a noite de improvisação segue em alto nível com a entrada em palco da cantora de improvisação vocal livre Mossa Bildner, de longa atuação em Nova York e atualmente radicada em Curitiba, que se une ao Myotis Kollektiv para uma sessão de improvisação baseada na tradição dos recitais públicos de poesia – os saraus de tradição centenária que englobam nomes como Paulo Leminski, Helena Kolody e Alexandra Barcellos. O resultado desse encontro de diversos mundos pode ser vivido nesse concerto único e irrepetível. back to top


Programa: livre improvisação.


Serviço:

Myotis Kollektiv + Mossa Bildner

Data: 20 de Agosto, Quinta-Feira
Local: : Capela Santa Maria
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15)
Ingresso: R$5 (preço único)
(Entrada Franca para estudantes da, UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)


Concerto IX
21 de agosto, 18h00
| TEUni
Concerto-Palestra: Grupo de composição do SESI (Curitiba).
Supervisão e Direção artística: Harry Crowl e Indioney Rodrigues

Marila Velloso, criadora-intérprete | Denusa Castellain , flauta |
Samuel Junior, clarone | Dhiego Lima, violino | Shante Cabral, violoncelo



Sob a orientação do compositor Harry Crowl, a III Bienal Música Hoje apresenta seu segundo Concerto-Palestra tendo como foco a interseção entre a dança e a composição musical, a partir do Estudo nº1 para dançarina e quarteto do compositor peruano radicado em Curitiba José Luis Manrique. Em colaboração com a dançarina e criadora-intéprete Marila Velloso, e com participação da artista plástica Julia Kobus Arbigaus, este encontro aborda a interseção entre as artes tão relevantes para a música de hoje. back to top

Programa:

Estudo nº1 para dançarina e quarteto José Luis Manrique


Serviço:

Concerto-Palestra: Grupo de composição do SESI (Curitiba)

Data: 21 de Agosto, Sexta-feira
Local: TEUni
Horário: 18h00
Ingresso: Entrada Franca




Concerto X
21 de agosto, 20h | Pré-concerto 19h15 | Capela Santa Maria - Espaço Cultural
Entre sons e Imagens -  Ana Cláudia Assis  e  João Pedro Oliveira


Ana Assis, piano | João Pedro Oliveira, vídeo e difusão eletrônica



O concerto da sexta-feira traz ao foco o compositor convidado da III Bienal Música Hoje, João Pedro Oliveira, em parceria com a pianista e professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Assis. Neste concerto serão apresentados diferentes tipos de expressão artística onde o ambiente acústico e eletroacústico constroem, juntos com a imagem, um universo sonoro singular. Será apresentada a obra frostbyte – chalk outline para piano, eletrônica e vídeo, do compositor australiano Daniel Blinkhorn (em primeira audição mundial), e Et Ignis Involvens, obra para vídeo e sons eletrônicos de João Pedro Oliveira. back to top

Programa:

FrostbYte – chalk outline (2014)**, piano, vídeo e sons eletrônicos Daniel Blinkhorn
Rock (2013)**, piano e sons eletrônicos Mario Mary
Hydatos (2013), vídeo e sons eletrônicos João Pedro Oliveira
Bouquet de Sons e Palavras
Prelúdio ao Anoitecer (2011) Oiliam Lanna
Frozen Fred (2012) João Pedro Oliveira
Arc-en-ciel (1988), piano solo e voz Gyögy Ligeti
In Tempore (2000/2015), piano, vídeo e sons eletrônicos* João Pedro Oliveira

* estreia mundial
** estreia brasileira


Serviço:

Entre sons e Imagens - Ana Cláudia Assis  e  João Pedro Oliveira

Data: 21 de Agosto, Sexta-feira
Local: : Capela Santa Maria
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15)
Ingresso: R$5 (preço único)
(Entrada Franca para estudantes da, UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)



Concerto XI
22 de agosto, 17h 30 | Pré-concerto 17h | Capela Santa Maria - Espaço Cultural
Nova Camerata
(Curitiba) Direção: Maurício Dottori

Valentina Daldegan, flauta | Sérgio Albach, clarineta
Daniel Migliavacca, bandolin | Santiago Beis, acordeão
Beatriz Pires Santana e Beatriz Furlanetto, piano | Aglaê Frigeri, percussão
Maurício Dottori e Indioney Rodrigues, direção



A Nova Camerata apresenta em concerto peças de Fernando Riederer, Roberto Victorio, Silvio Ferras, Edson Zampronha, Indioney Rodrigues e Mauricio Dottori. Criada 1999 por compositores e intérpretes de Curitiba, como um grupo musical voltado para a música nova, a Nova Camerata teve como inspiração as idéias de música nova — de reunirem-se cantores, instrumentistas e compositores com a intenção de renovar o cenário musical — desenvolvidas pela Camerata Florentina do seiscentos. Foi uma idéia conjunta de seu regente, Maurício Dottori, e do então seu aluno de composição Fernando Riederer, que mais tarde veio a semear também outras instituições: o Ensemble entrecompositores, coletivo responsável pela Bienal Música Hoje em Curitiba, e o Platypus – Verein für neue Musik em Viena na Áustria. Assim o projeto Nova Camerata - um dos mais importantes grupos brasileiros dedicados ao empenhativo repertório da Música de Hoje - se desenvolve em paralelo com o crescente interesse pela música contemporânea nesta última década em Curitiba, que pela primeira vez em sua história apresenta um movimento de criação musical significativo, com um número de compositores atuantes realizando uma produção de qualidade. O grupo conta com o apoio do Departamento de Artes da UFPR e da suporte ao projeto Laboratório de Composição de Música Contemporânea, promovido pela instituição, sob coordenação de Indioney Rodrigues e Mauricio Dottori.

Programa:

Lamento-Queda Fernando Riederer
Orvalho Edson Zampronha
Kairos 3 Silvio Ferraz
Chronos VII Roberto Victorio
Libélula Ludi Indioney Rodrigues
Il Giardino/Entre os Quereres Maurício Dottori


Serviço:

Nova Camerata

Data: 22 de Agosto, Sábado
Local: : Capela Santa Maria
Horário: 17h30 (Pré-Concerto às 17h00)
Ingresso: R$5 (preço único)
(Entrada Franca para estudantes da, UFPR e EMBAP e inscritos na Bienal Música Hoje)


Concerto XII
22 de agosto, 20h | Pré-concerto 19h15 |
Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade)
Orquestra Filarmônica da UFPR
(Curitiba)
Direção: Márcio Steuernagel / Ensemble entreCompositores




A Orquestra Filarmônica da UFPR mais uma vez encerra a Bienal Música Hoje, com um concerto histórico que coloca em jogo toda a concepção do que significa uma orquestra. Ocupando integralmente o Prédio Histórico da UFPR, símbolo da cidade de Curitiba, e difundindo o concerto pela praça Santos Andrade, a Filarmônica mais uma vez cumpre sua vocação de vanguarda no cenário orquestral brasileiro em concerto que integra a obra Thirteen, de John Cage – apresentada em uma versão preparada pelo Ensemble  entreCompositores para orquestra – e a estreia do projeto cantos – composição coletiva do Ensemble entreCompositores para orquestra separada em quatro grupos em cinco salas, microfonados, manipulados e difundidos eletrônicamente em tempo real, dialogando com nove miniaturas solo também inéditas, escritas por compositores convidados de diversas gerações, perfis, nacionalidades e locais de atuação.
Imagine uma esquina qualquer onde quatro pedestres esperam o sinal abrir para atravessarem a rua. Imagine este tempo de espera percebido em câmera lenta tendo sua duração estendida para quinze minutos. Imagine as relações entre estas pessoas e suas possíveis interações, influências, observações. Imagine então que elementos externos vão influenciar, distrair, atrapalhar ou qualquer outra forma de intervir na espera destas pessoas. Agora imaginem o prédio histórico da UFPR como um parênteses no espaço e no tempo onde personagens e intervenções são abstraídos em música. Este projeto, desenvolvido especialmente para a  III Bienal Música Hoje, cria uma oportunidade para realizarmos processos criativos de forma coletiva e colaborativa, incentivando assim ações que agregam diferentes ideias sonoras amarrados por um sentido único, realizando assim um espetáculo artístico como parte de um processo de pesquisa e interação entre diferentes estéticas e percepções. back to top

Programa:

Thirteen

John Cage (1912 – 1992)


Cantos* - composição coletiva - Ensemble entreCompositores
Fernando Riederer, Márcio Steuernagel, Vinícius Giusti, Lucas Fruhauf

com

Miniatura para flauta solo Rafaele Andrade
you gave yourself away Morgan Krauss
Poema tirado de uma notícia de jornal Tatiana Catanzaro
Candeia Roseane Yampolschi
Durch Felipe Ribeiro
Estudo para percussão solo Bryan Holmes
Reflexos Luminescentes Willian Lentz
Ek Ong Kar + Contrabass Luiz Malucelli
Hetero - miniatura interativa Santiago Beis

*estréia

Serviço:

Orquestra Filarmônica da UFPR & Ensemble entreCompositores

Data: 22 de Agosto, Sábado
Local: : Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade)
Horário: 20h00 (Pré-Concerto às 19h15)
Ingresso: Entrada Franca












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