::: II Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba

O Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba, realizado em parceria com a UFPR e a UNESPAR/EMBAP, acontece paralelamente e funciona como o braço didático da Bienal.
Os cursos contam com professores, compositores e grupos participantes discutindo ideias e pontos de vista junto a alunos e profissionais da música; uma troca de conhecimento e experiência integrando os participantes, comunidade artística e a comunidade acadêmica.


a. Oficina de Composiçãosaiba mais

Professor: Marcos Balter  (Collumbia College Chicago)
Grupo residente: ensemble cross.art (Stuttgart, Alemanha), Violino, Violonelo e Piano
Alunos ouvintes (número indeterminado)
Local: Auditório da EMBAP

Oficina para Jovens Compositores com o ensemble alemão cross.art – atividade conduzida e mediada pelo compositor convidado Marcos Balter. Quatro compositores serão selecionados e comissionados a escrever uma obra para trio clássico: violino, violoncelo e piano. Durante a Bienal, os compositores poderão ensaiar suas obras com o trio e sob a orientação do compositor Marcos Balter. A estreia das obras se dará em concerto durante a Bienal.  saiba mais


b. Palestras (1)

Marcos Balter [Terça-feira 20.8, 14h30 na UFPR Setor Deartes]


c. Mesas-redondas (4)

Composição musical, Hoje [Quarta-feira 21.8, 14h30 no Sesc Paço da Liberdade]
Rafael Nassif, Marcos Balter e Maurício Dottori. Moderador: Orlando Fraga

Política para a Música de Hoje [Quinta-feira 22.8, 14h30 no Sesc – Paço da Liberdade]
Harry Crowl, Osvaldo Ferreira e João Guilherme Ripper. Moderador: Márcio Steuernagel

Eletrônica e improvisação [Sexta-feira 23.8, 14h30 no Sesc – Paço da Liberdade]
Vinicius Giusti, Alexandre Torres Porres, Mario Del Nunzio, Alexandre Fenerich e Anselmo Guerra. Moderador: André Egg

Composer on the move [Sabádo 24.8, 14h30 no Sesc Paço da Liberdade]
Fernando Riederer, Tatiana Catanzaro, Ricardo Eizirik e Igor Maia. Moderador: Maurício Dottori


d. Pré-concerto

Meia-hora antes do início de cada concerto da II Bienal Música Hoje, será oferecido ao público em geral, bem como aos participantes do Seminário, uma conversa Pré-concerto, buscando aprofundar o repertório que será ouvido em seus aspectos artísticos, técnicos, estéticos e históricoas, a fim de enriquecer a experiência do ouvinte interessado. Estas conversas serão ministradas por professores e músicos vinculados à EMBAP/Unespar e ao DeArtes/UFPR, bem como convidados dos próprios grupos musicais. A participação nesta atividade é optativa, não requer inscrição, e não contistui presença obrigatório para certificado de participação no Semniário.

Segunda-feira, 19.8
20h00 - Ensemble Platypus por Fernando Riederer [Sala de Ensaios - Capela Santa Maria]

Terça-feira, 20.8
20h00 - Myotis Kollektiv por Felipe Ribeiro [Sala de Ensaios - Capela Santa Maria]

Quarta-feira, 21.8
17h00 - Daniel Vargas por Harry Crowl [Sala de Concerto - SESC Paço da Liberdade]
20h00 - ensemble cross.art por Nassif, Dottori e Crowl [Sala de Ensaios - Capela Santa Maria]

Quinta-feira, 22.8
20h00 - Adam Marks por Harry Crowl [Sala de Ensaios - Capela Santa Maria]

Sexta-feira, 23.8
17h00 - Oficinas de composição | cross.art | Marcos Balter [SESC Paço da Liberdade]
19h15 - Camerata Antiqua de Curitiba por Márcio Steuernagel [Sala de Ensaios - Capela Santa Maria]

Sábado, 24.8
17h45 - Camerata Antiqua de Curitiba: Márcio Steuernagel [Sala de Ensaios - Capela Santa Maria]
20h00 - Orquestra Filarmônica da UFPR por Márcio Dottori e Jaime Wolfson [Teatro da Reitoria]

Domingo, 25.8
09h30 - Concurso de Composição/Orquestra Sinfônica do Paraná por Maurício Dottori [Teatro Guaíra]


::: Inscrições

As inscrições serão realizadas em três etapas:

a. Para aluno ativo a Oficina de Composição, a inscrição ocorrerá via edital próprio, anterior ao início do evento.

b. Para  alunos ouvintes da Oficina de Composição, in loco  no Auditório da EMBAP, dia 19 de Agosto, às 9h00.

c. Para participantes nas Palestras e Mesas-redondas do Seminário, in loco  no Auditório da EMBAP, dia 20 de Agosto, às 14h00.

::: Certificação

Serão emitidos certificados pela EMBAP, em três modalidades distintas, a saber:

Para alunos ativos da Oficina de Composição, com presença integral na oficina.
Para  alunos ouvintes da Oficina de Composição, com no mínimo 75% de presença.
Para participantes do Seminário de Inverno Música Contemporânea em Curitiba, com no mínimo 75% de presença nas Palestras e Mesas-redondas.

As presenças serã aferidas mediante lista de presença assinada in loco, a cargo dos Coordenadores do Seminário.


::: Objetivos

  1. Discutir questões envolvendo a música erudita contemporânea brasileira e sua inserção em um panorama internacional, em palestras e mesas-redondas ministradas por compositores e intérpretes para estudantes, profissionais da música e o público em geral, viabilizando um contato mais amplo e profundo da sociedade com esse tipo de música;
  2. Oportunizar a estudantes de composição formação intensiva em nível internacional através de orientação de um professor convidado e contato imediato com um grupo internacional residente;  
  3. Integrar a produção musical contemporânea local com a produção internacional;
  4. Priorizar a troca de experiência de professores e estudantes nacionais com convidados internacionais;
  5. Sedimentar, pela discussão e pesquisa, a experiência musical de concertos em resultados duradouros para estudantes e a comunidade em geral,  gerando transformação de longo e médio prazo na Escola de Música e Belas Artes, Universidade Federal do Paraná,e na cena musical da cidade como um todo.

::: Justificativa

Um problema comum na realização de festivais e bienais è a transitoriedade imanente à natureza destes eventos: corre-se sempre o risco de, após terminado o evento, não haver transformação na cidade, e nenhuma produção de conhecimento de médio e longo prazo. Semelhantemente, a realização de seminários e simpósios acadêmicas correm sempre o risco de serem endóginos da comunidade acadêmica, com pouca permeabilidade para a comunidade em geral. A realização de um evento acadêmico vinculado ao uma Bienal aberta ao grande público e de grande visibilidade na mídia especializada e geral realiza, de fato, a integração entre Pesquisa e Extensão que está no lastro fundador do conceito de Universidade e ensino superior.  A mistura singular entre grupos, professores e palestrantes internacionais e nacionais com o que há de mais relevante no campo da produção musical e científica do gênero em Curitiba, em um evento aberto a alunos das mais diversas origens, coloca o Semniário de Inverno como uma encruzilhada seminal, um ponto de encontro privilegiado para a pesquisa em música nova.

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