concertos

 

Selecione a data desejada abaixo e confira a programação

DIA 20 | DIA 21 | DIA 22 | DIA 23 | DIA 24 | DIA 25 | DIA 26


Os pré-concertos são o ponto de ligação entre os seminários e os concertos da Bienal. São palestras curtas e informais sobre os programas de cada concerto apresentadas por um convidado antes dos mesmos.

 

Obs.: Todos os Concertos valem para a disciplina de Prática Artística da EMBAP/UNESPAR

diA 20 de agosto - DOM - 18h45 - TeaTRo DA REITORIA


Electroacustic Works Vol. 1 – Núcleo Música Nova



Nós realmente precisamos de música eletroacústica? Esse é o título provocativo de uma entrevista, em 1987, do compositor norte-americano Morton Feldman à Kaija Saariaho, no qual afirma que "uma das primeiras coisas que uma universidade faz é sentir que ela precisa construir seu estúdio eletrônico e quando eu vim ensinar pela primeira vez, era 1972, 1973, e esse era o início da construção do estúdio eletrônico. E os alunos perceberam que eu nunca estava lá, e nunca discuti música eletrônica, e nunca encorajava. No entanto, nunca desencorajei."


Nós queremos encorajar. Possivelmente Feldman, se não alcançou naquele momento o potencial da música eletroacústica, provocou em seus alunos a vontade de vivenciar a contradição. Paralelamente às previsões e crenças de Feldman, surge esse projeto de CD que celebra a extensão democrática e as possibilidades sonoras libertadoras alcançadas pela música eletroacústica.


Hoje, temos o prazer de apresentar obras eletroacústicas dos compositores Darren Miller (Canadá), Ricardo Thomasi (Brasil), Cesare Saldicco (Itália), Rodolfo Coelho de Souza (Brasil), Vinicius Giusti (Brasil / Alemanha), Damien Depannemaecker (França) e Felipe de Almeida Ribeiro (Brasil). Todas as peças compartilham características comuns de qualidades sônicas de investigação, como repetição, espaços, texturas, ressonâncias e gestos em música eletrônica. À semelhança dos eremitas, cada compositor trabalhou sozinho em seu ateliê, em diferentes partes do mundo. O resultado é um coletivo de sete peças, todas muito diferentes, mas com conexões fortes.


PROGRAMA:

 

Eduardo Patrício (1980- ) Zin, estudo No. IV (2016)

 

Darren Miller (1981- ) Misheard (2017)

Ricardo Thomasi (1985- ) Ressons (2016)

Felipe de Almeida Ribeiro (1980- ) Remoinhos (2017)

Cesare Saldicco (1976- ) Spire V (2016)

Rodolfo Coelho de Souza (1952- ) Reescrituras das Sombras (2016)

Vinicius Giusti (1980- ) Abirú (2016)

Damien Depannemaecker (1989- ) Cellectro (2016)


INTEGRANTES:

 

Eduardo Patrício, performance
Felipe Ribeiro, direção eletroacústica

Bruno Haller, direção técnica


Estamos entusiasmados por apresentar o primeiro lançamento de CD do Núcleo Música Nova, um grupo de pesquisa com sede no sul do Brasil e dedicado à criação e ao estudo de música nova. Este concerto é o lançamento  do CD que comemora o aniversário de cinco anos do LaMuSA - Laboratório de Música, Sonologia e Áudio –, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Brasil). Trata-se de um ambiente voltado para a pesquisa em Áudio, Acústica, Sonologia, Computação e Criação com Suporte Tecnológico. Desde sua criação, em 2012, o LaMuSA tem recebido vários convidados, nacionais e internacionais, na área de música e tecnologia, como o EXPERIMENTALSTUDIO des SWR (Alemanha) com seus Tonmeister Reinhold Braig, Joachim Haas e Simon Spillner, Dr. Hans Tutschku (Harvard University, USA), Dr. Dániel Péter Biró (University of Victoria, Canada), Dr. Claus-Steffen Mahnkopf (Leipzig Academy of Music and Theater, Germany), Dr. Michael Winter (University of Southern California, USA), Dr. James Corrêa (UFPel).


SERVIÇO:

Dia: 20 de agosto de 2017
Horário: 18h45

Local: Teatro da reitoria - Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
Entrada Franca


voltar ao topo ^

diA 21 de agosto - Seg - 17h45 - Capela Santa Maria

Freire – Beis : Homage à Mossa



Sergio Freire e Santiago Beis, criam em improvisação livre um tributo à pessoa de Mossa Bildner, de grande infuencia pessoal e carismática que em vida é.
Neste concerto contamos com a presença de - convidado 1 e/ou 2 - para colocarmos em prática um olhar musical que Mossa Bildner nos trouxe, uma reflexão acima de tudo estética, sobre a relação que um músico pode ter com o improviso livre e a espontaneidade necessária para este fazer musical.  A estruturação do concerto está baseada em palavras significativas deixadas por Mossa e o legado musical que defendeu e compartilhou com todas as pessoas que fizeram parte do seu caminhar.  Parte do material é o poema de Dylan Thomas “Do not go gentle into that good night”, de especial relação com ela.

 

PROGRAMA:

set 1 – conduction #2

set 2 – “into the gentle light”

set 3 – free improv.


INTEGRANTES:

 

Sergio Monteiro Freire, Saxofones e eletrónica

Santiago Beis, piano


Sendo de experiencias anteriores  a relação sonora e pessoal de Mossa Bildner, sergio freire e santiago beis, em Nova música para saxofone (gramofone 2016)de Sergio Freire,  especialmente: “amar você é coisa de minutos”, gravado em 2016, onde utiliza as

palavras  do poeta curitibano Paulo Leminski, em improvisação dirigida. É em esta oportunidade que as almas sonoras de conheceram realmente e condensaram em esse trabalho. Hoje, Mossa nós acompanha no som e até o som. É por meio de este concerto, que cultivamos esta lembrança.


SERVIÇO:

Dia: 21 de Agosto
Horário: 17:45

Local: Capela Santa Maria - Rua Cons. Laurindo, 273 - Centro

Entrada R$ 5

Entrada franca para alunos/docentes da UNESPAR e UFPR, mediante apresentação de identificação, e para participantes inscritos na Bienal Música Hoje.

 


diA 21 de agosto - Seg - 19h45 - Teatro Da Reitoria

Composteira eletrônica



Em celebração da IV edição da Bienal de Musica Hoje, o Espaço de Criação Composteira e o Ensemble EntreCompositores apresenta a primeira edição do concerto Composteira Eletronica, serão 5 obras acusmaticas e 2 eletroacusticas mistas de artistas premiados dentro e fora do Brasil, com ampla experiência musical.

 

PROGRAMA:

Rodolfo Valente (1979 - ) Espectro Jasmin (2012)

Marcela Lucatelli (1988 - ) Even Sunday (2014)

Alex Buck (1980 - ) – Jazzex n1 (2016) **

Alex Buck (1980- )– Pendulum (2015)

Thiago Diniz (1988- ) – Torre de Espelhos (2015)

Teresa Novelo (1985- )- Hace tiempo cuando era niño (2015) / Mutaciones ( 2014 )

 

** estreia mundial


INTEGRANTES:

 

Luigi D ́Angelo, direção artistica

Santiago Beis, direção técnica e difusão

William Henrique, direção de palco

Lucan Vieira, iluminação


 

O Espaço de Criação Composteira se caracteriza como um espaço de reflexão, intercâmbio entre artistas, pesquisadores, professores, estudantes e interessados nos diversos campos da criação artística.


SERVIÇO:

Dia: 21 de Agosto
Horário: 19:45

Local: Teatro da reitoria - Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
Entrada Franca


voltar ao topo ^

diA 22 de agosto - TER - 17:45 - Capela Santa Maria

Ensemble Nih-Nik


O Ensemble Nih Nik, formado em Curitiba no ano de 2013, sediado no campus 1 da Embap/Unespar e vinculado ao grupo de pesquisa Musica Nova, desta instituição. Grupo dedicado a projetos de estreia de novas composições de musica experimental e teatro musical, bem como apresentações de obras compostas nos séculos XX e XXI.

Para esta apresentação traremos o compositor Chico Mello com seu ciclo de obras para violão, Carmo Bartoloni com a obra nº 1 do ciclo “Pulsações”, para 2 percussionistas e o jovem compositor Rodrigo Enoque com a estreia das “6 miniaturas para percussão”.

Neste ano escolhemos homenagear dois compositores, apresentando obras para piano de Graciela  Paraskivaidis da Argentina e Coriun Aharonián do Uruguai.


PROGRAMA:

 


Chico Mello (1957- ) Do lado do dedo (1986)

Chico Mello (1957- ) Entre cadeiras (1996)

Chico Mello (1957- ) Dança (1984)

Graciela Paraskivaidis (1940-2017) um lado, outro lado (1984)

Rodrigo Enoque (1988- ) 6 Miniaturas (2015)**

Aharonián Coriun (1940- ) ? Y ahora ? (1984)

Carmo Bartoloni (1956- ) Pulsações 1 (1992)

 

** estreia mundial

 

INTEGRANTES:

 

Carlos Alberto Assis, piano
Flávio Dias Velos, percussão
Lucas Sabel Fernandes, percussão
Orlando Fraga, violão
Mario da Silva, violão
Fábio Scarduele, violão
Alisson Alípio, violão

Paulo Demarchi, violão


SERVIÇO:

Dia: 22 de Agosto
Horário: 17:45

Local: Capela Santa Maria - Rua Cons. Laurindo, 273 - Centro

Entrada R$ 5

Entrada franca para alunos/docentes da UNESPAR e UFPR, mediante apresentação de identificação, e para participantes inscritos na Bienal Música Hoje


voltar ao topo ^



diA 22 de agosto - TER - 19:45 - Teatro da reitoria

Ensemble Móbile



A temporada 2017 do Ensemble Móbile apresenta uma curadoria voltada para peças de curta duração, miniaturas. Em 2016 o grupo realizou uma Chamada para seleção de compositores – um processo que totalizou 207 inscrições de compositores de diversos países, de todos continentes –, resultando em obras comissionadas que receberão suas estreias mundiais durante a Bienal Música Hoje. A curadoria abrange uma bela diversidade da instrumentação, desde duos até peças com o sexteto completo e eletrônica em tempo real. O projeto de miniaturas buscou também a incorporação de diferentes poéticas musicais, um interesse próprio do grupo em pesquisa de música contemporânea. Para completar o programa, o Ensemble Móbile traz obras de três compositores brasileiros – uma delas escrita especialmente para o grupo. Com este concerto, esperamos reforçar nosso interesse em impulsionar a difusão de música contemporânea no Brasil, especialmente no Paraná.


PROGRAMA:

 

Filippo Santoro (1971- ) Móbile (2017)**

Rosalie Burrell (1988- ) Afí (2017)**

Felipe de Almeida Ribeiro (1980- ) Fast Nichts (2017)**

Hakki Cengiz Eren (1984- ) At Knocknarea (2017)**

Antonio Carlos Borges-Cunha (1952- ) Nocturne for Chopin: "in memorian'" (1999)

Ben Zucker (1993- ) Raving Pitch & Dust (2017)**

Hachè Costa (1980- ) Requiem (2017)**

Eduardo Frigatti (1985- ) Halny (2017)**

Mark Wolf (1981- ) Rubin’s Vase (2017)**

Marcus Alessi Bittencourt (-) Be2+ (Beryllium) (2016)**

Leah Reid (1985- ) Crumbs (2017)**

Kevin Leomo (1993- ) Murmurations (2017)**

Heather Stebbins (1987- ) Firestarter (2017)**

James Budinich (1990- ) Embrace (2017)**


** estreia mundial

* estreia nacional

 

INTEGRANTES:

 

Fabrício Ribeiro, flauta
Sérgio Freire, saxofone
Luis Fernando Diogo, percussão
Eric Moreira, violão
Dhiego Lima, violino
Shante Cabral, violoncelo
Felipe de Almeida Ribeiro, eletrônica

Márcio Steuernagel, regência e piano

Antonio Carlos Borges-Cunha, acordeon


O Ensemble Móbile é um grupo musical de Curitiba, Paraná, dedicado à performance de Música Contemporânea com repertório na área instrumental e eletroacústica. Foi criado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq) e teve seu debut em 2014. Desde sua fundação, o Ensemble Móbile visa a execução de obras do repertório dos séc. XX e XXI assim como o estímulo da produção de novas obras de jovens compositores. Nesse sentido, valoriza o intercâmbio direto entre instrumentistas e compositores, assim como em ações educacionais por meio de sessões de leitura.


SERVIÇO:

Dia: 22 de Agosto
Horário: 19:45

Local: Teatro da reitoria - Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
Entrada Franca


voltar ao topo ^



diA 23 de agosto - QUA - 19:45 - CAPELA SANTA MARIA

Nova Camerata - Balé-concerto “Águas do Éden e do Hades”


 

O balé-concerto “Águas do Éden e do Hades” desenvolve o tema contemporâneo das águas, a partir da imagem dos rios míticos que atravessavam o Éden judaico e o Hades grego. As águas são imaginadas, enquanto afeto e sugestão, como as que manavam do Éden para regá-lo e se dividiam em quatro ramos, quatro rios, o Pison, o Ghion, o Hidequel e o Eufrates. Como conta o historiador judeu e cidadão romano Flávio Josefo por volta do ano 70 d.C., as correntes circundavam a Terra e as águas iam unir-se, na sua maior parte, por baixo da terra. E também debaixo da terra fluíam os cinco rios, de águas turbulentas, que faziam a fronteira entre nosso mundo e o mundo inferior do Hades: o Aqueronte (o rio da eterna aflição), o Cócito (do pranto e do lamento), o Flegetonte (de fogo), o Lete (do esquecimento) e o Estige (do ódio). Estes rios místicos marcam, em sua confluência entre as mitologias judáica e grega, a origem primeira de nossa cultura.

 

Diversas camadas de inspiração perpassam a criação: o fluxo das águas dos rios do Éden, que se reencontram subterraneamente, serve também de metáfora a diversas imagens — à morte que flui em vida e à vida que flui em morte, à transcendência daquilo que não alcançamos compreender, à importância das águas como fonte original de vida.

 


PROGRAMA:

Águas do Éden e do Hades, Ballet-Concerto

Maurício Dottori (1960- ) Aqueronte 2017 **

Santiago Beis (1990- ) Cócito 2017 **

Indioney Rodrigues (1971- ) Hidequel 2017 **

Márcio Steuernagel (1982- ) Ghion 2017 **

 

** estreia mundial

 

INTEGRANTES:

Valentina Daldegan, flauta, flauta-alto, piccolo
Sergio Albach, clarinete, clarinete baixo
Shanda Olandoski, viola
Leonardo Gorosito, percussão

 

Eraldo Kühl, Antônio Adilson Jr. e Tatiana Araújo, bailarinos

 

Nádia Luciani, iluminação
Márcio Steuernagel, direção musical
Rosane Gonçalves, direção coreográfica
Maurício Dottori, direção geral

 

A Nova Camerata é um dos mais importantes grupos instrumentais do país dedicados exclusivamente à Música de Hoje. Desde 1999, o grupo atua na pesquisa de novos repertórios, de uma nova música brasileira, de estética musical ampla e aberta, propositiva e original. Com formação instrumental variável de acordo com a proposta de performance, todas suas apresentações atraem público considerável, pois alcança em seu trabalho interpretativo uma altíssima qualidade artística. A idéia de um balé-concerto ressalta a confluência das artes numa forma unitária.==

 


SERVIÇO:

Dia: 23 de agosto
Horário: 19:45

Local: Capela Santa Maria - Rua Cons. Laurindo, 273 - Centro
Entrada R$ 5

Entrada franca para alunos/docentes da UNESPAR e UFPR, mediante apresentação de identificação, e para participantes inscritos na Bienal Música Hoje


voltar ao topo ^


diA 24 de agosto - QUI - 17:45h - TEUNI

CÍRCULO DE INVENÇÃO MUSICAL

 



SOBRE O GRUPO:

 

O Círculo de Invenção Musical (CIM) é um grupo de músicos da nova geração dedicado à composição e pesquisa em música contemporânea. O CIM nasce na cidade de Curitiba (Paraná, Brasil) em 2015, articulando uma equipe mista formada por compositores, instrumentistas, educadores e regentes. Tem participado em eventos tais como a Bienal Música Hoje, em 2015, e no Simpósio Internacional de Música Nova, em 2016, entre outros. Desde a data da sua formação, tem promovido encontros com instrumentistas e compositores de renome internacional, oficinas e outras atividades relacionadas com música contemporânea de concerto. Atualmente o CIM é formado por André Greboge, Francisco Cardoso, Luigi D´Angelo, Paul Wegmann, William Lentz, Antonio Spoladore, Rafaele Maria Andrade, Rodrigo Enoque, Santiago Beis, Pedro Samsel, William Henrique, Gabriel Jungles, David Raubach e Dilson Colman.


PROGRAMA:

 

Gabriel Jungles (1988- ) Scherzo, Op. 2 nº.3 (2012) *
Paul Wegmann (1984- ) Miniaturas para guitarra elétrica no.4 (2017) **
Davi Raubach (1992- ) Peça para acordeão e sons eletrônicos (2016) **
Francisco C. Araujo (1996- ) Para onde levam os remos de Caronte (2017) **
Rodrigo Enoque (1988- ) - Estudo Circular nº1 (2014)
Antonio Spoladore (1996- ) Jardim em penumbra (2017) **
William Henrique (1994- ) Átimo (2017) **
Luigi D´Angelo (1989- ) Ventriluco II (2017) **
Rafaele Andrade (1994- ) Crime I (2017) **
Willian Lentz (1986- ) Topázio em Flor (2017)**

Paul Wegmann (1984-) Reflexões sobre a Imortalidade dos Átomos (2017) **

 

** estreia mundial
* estreia nacional


INTEGRANTES:

 

Santiago Beis, saxofone alto
Sergio Monteiro Freire, saxofone barítono
Marcelo Oliveira, clarineta
Sérgio Albach, clarone
Letícia Grockotzki, acordeão
Davi Raubach, acordeão e direção eletroacústica
Vinícius Portes e Luís Fernando Diogo, percussões
Andrea Paz e Ericsson Castro, Violões
Paul Wegmann, guitarra elétrica
Rodrigo Marques, Giorgio Casareggio e Francisco Azevedo, contrabaixos
Rafaele Andrade, Antonio Spoladore, William Henrique e Luigi D´Angelo, eletrônica

 


SERVIÇO:

Dia: 24 de agosto de 2017
Horário: 17h45

Local: TEUNI - Pç Santos Andrade, 50 - 2 andar - Centro
Entrada Franca


voltar ao topo ^




diA 24 de agosto - QUI - 19:45h - Capela Santa Maria

Ensemble Platypus

 

 

A Associação Platypus para a Música nova foi fundada em 2007 por então estudantes de composição da Universidade de Música de Viena, Áustria. Desenvolveu diversos projetos de divulgação de música nova. Como decorrência natural e lógica do trabalho da associação surgiu em 2009 o Ensemble Platypus, grupo de intérpretes que, com um alto grau de excelência artística e técnica,  reivindica a responsabilidade de manter e expandir a diversidade estética e programática e que se esforça permanentemente para aproximar o público das novas sensibilidades musicais, implementando projetos que vão muito além do formato de concerto convencional. Também permanece como característica do grupo o foco sobre o jovens, pouco conhecidXs criadorXs e seu trabalho, dos quais foram realizadas numerosas estreias, encomendas e primeiras audições. Além disso, a igualdade entre mulheres e homens, a sua representação igual nos processos de tomada de decisão, tais como programas de concerto e outros projetos artísticos é um princípio orientador de todas as atividades.


PROGRAMA:

 

György Kurtág (1926- ) – Kafka-Fragmente op. 24 (1985/1986) (seleção)
Felipe de Almeida Ribeiro (1980- ) – Anthem of disquietness (2017)**
Tamara Fribel – Awakened Flutters (2017) **
Rafaele Maria Andrade (1994- ) – Crime II (2017)**
Simon Vosecek (1978- ) – Jsimtasbanejetik (2009)*
[ka’mi] (1973- ) - Mirando eu Miranda (2017)**
Judith Unterpertinger (1977- ) - wall studies I (2008)*
Fernando Riederer (1977- ) – Contos (2016-17) kleine Fabel*, Die Brücke**

Tomasz Skweres (1984- ) - Deuterium (2012)*

 

** estreia mundial
* estreia nacional


INTEGRANTES:

 

Kaoko Amano, soprano
Theresia Schmidinger, clarinetes

Marianna Oczkowska, violino

 

SERVIÇO:

Dia: 24 de agosto de 2017
Horário: 19h45

Local: Capela Santa Maria - Rua Cons. Laurindo, 273 - Centro
Entrada R$ 5

Entrada franca para alunos/docentes da UNESPAR e UFPR, mediante apresentação de identificação, e para participantes inscritos na Bienal Música Hoje


voltar ao topo ^




diA 25 de agosto - SEX - 17:45h - TEUNI

Cássia Carrascoza Bomfim



O concerto para flauta solo está constituído por obras de compositores brasileiros procurando explorar a diversidade sonora seja pelo uso de diferentes flautas, pela variedade de técnicas expandidas, pela a modificação sonora através da amplificação, pela eletroacústica mista e sobretudo pelas particularidades da escrita de cada compositor.


PROGRAMA:

 

Marisa Rezende  (1944 - ) Variações - Três miniaturas para flauta solo (1995)

Jean-Ives Bosseur (1947- ) Uma página (2016)

Roberto Victorio (1959- ) ExoMiniatura XI (2016)

Silvio Ferraz (1959- ) ritornelo bis (2016)

Silvio Ferraz (1959- )  Les silences d´un étrange jardin (1994)

Alexandre Lunsqui (1969- ) Topografia (2001)

Igor Lintz Maues (1955- )  Triflauto (1994)

Rodolfo Coelho de Souza (1952- ) Salamandra (2016) **

 

**estréia mundial


INTEGRANTES:

 

Cássia Carrascoza Bomfim, flautas

Vinicius Giusti e Bruno Haller, difusão eletrônica


Cássia Carrascoza é atural de São Paulo, concluiu Bacharelado em flauta em 1991, na ECA- Universidade de São Paulo. Estudou, como bolsista da Fundação VITAE na Academia Franz Liszt de Budapest (93-96) e no Conservatório Sweelinck de Amsterdam (97). Em 2009, concluiu o curso de Mestrado e graduou-se como Doutora em musicologia em 2016, na USP. Desde 1999, é primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e de 2000 a 2014 foi primeira flautista da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2010, passou a integrar a Camerata Aberta de EMESP, com a qual recebeu o prêmio APCA 2010 de música contemporânea e o 8° Prêmio Bravo 2012. Apresentou-se em salas como Concertgbouw, Palais Bozar, America Society- NY, Sala São Paulo, Sala Cecília Meireles – RJ. Junto à Ricardo Bologna idealizou a série + do Selo SESC. Em 2010, lançou o CD Fronteiras- Duo Graffiti, com o percussionista Ricardo Bologna. Foi professora da EMESP de 2009 a 2015. Em 2017 irá lançar o CD Tempo transversal- Flauta expandida para flauta solo pelo Selo SESC.

 

SERVIÇO:

Dia: 25 de agosto de 2017
Horário: 17h45

Local: TEUNI - Pç Santos Andrade, 50 - 2 andar - Centro
Entrada Franca


voltar ao topo ^




diA 25 - SEX - 19:45h | 26 de agosto - SÁB - 18:15h- Capela Santa Maria

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA

IV Bienal Música Hoje - UM2UO - Luís Fernando Diogo e Vinicius Portes

* Regência Marcio Steuernagel


Com regência de Márcio Steuernagel e direção musical do Ensemble entreCompositores, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta as obras finalistas do IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Como em todas as edições anteriores, o público é convidado a votar na peça de sua preferência, dos compositores selecionados Santiago Beis, José Orlando Alves, e Igor Coelho Arantes Santana Marques. O concerto conta ainda com o melhor da música de hoje do Brasil e do mundo, trazendo uma das grandes damas da música brasileira, Marisa Rezende; a estréia de rito, flor, um jardim, especialmente encomendada a Fernando Riederer para a IV Bienal Música Hoje (com participação especial do UM2UO); e, em uma inaudita execução de uma obra orquestral de Salvatore Sciarrino no Brasil, a estreia nas américas de L´ideale lucente e le pagine rubate, em uma homenagem aos setenta anos de um dos mais importantes compositores vivos.


PROGRAMA:

 

Marisa Resende (1944 - )Cismas (1999)

 

IV Concurso de composição Música Hoje (finalistas)

 

José Orlando Alves (1970 - ) Concerto Grosso

Juan Santiago Beis (1990 - ) la sed y el agua **

Igor Coelho Arantes Santana Marques (1988 - ) Escenas

 

Pausa

 

Fernando Riederer (1977- ) rito, flor, um jardim (2017) (Estréia)**

Salvatore Sciarrino (1947- ) L´ideale lucente e le pagine rubate  (2012)*

 

**estréia mundial

*estréia nacional


SERVIÇO:

Dia: 25 de agosto de2017
Horário: 19:45H

Dia: 26 de agosto de2017
Horário: 18:15H

Local: Capela Santa Maria - Rua Cons. Laurindo, 273 - Centro
Entrada: 30R$ | 15R$

Entrada franca para alunos/docentes da UNESPAR e UFPR, mediante apresentação de identificação, e para participantes inscritos na Bienal Música Hoje


voltar ao topo ^

diA 26 de agosto - SÁB - 20:15h - TEATRO DA REITORIA

Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná

 


A Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná encerra a IV Bienal Música Hoje em concerto regido pelo compositor residente da edição 2017 do festival, Maestro Prof. Dr. Antônio Carlos Borges-Cunha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Porto Alegre). Este concerto traz as obras resultantes da Oficina Internacional de Composição Orquestral, uma rara oportunidade para novos compositores em diversas fases de aprendizado trabalharem diretamente com uma orquestra sinfônica na produção de música nova. Os compositores foram selecionados de Curitiba, Brasil, América Latina e do mundo, escrevendo especialmente para a Filarmônica, sob orientação de Borges-Cunha. O concerto conta ainda com a obra Contingências, do próprio Borges-Cunha, e com a estreia de uma nova obra do Diretor Artístico da Filarmônica, Harry Crowl, sob direção da Regente Assistente da Filarmônica, Ingrid Stein.


PROGRAMA:

 

Antonio Borges-Cunha (1952- ) Contigências 1981
Harry Crowl (1959- ) E A Cidade Desperta... (2017)**
André Codeço dos Santos (1981- ) Desvariações Pretéritas (2017) **
Francisco Cardoso de Araújo (1996- ) Ninguém sonha duas vezes o mesmo sonho (2017)**

Marcos Matos de Paula (1985- ) Deserto (2017)**
Jonathan Posthuma (1989- ) Chamber Symphony Beams of Heaven (2017)**
Rodrigo Meine (1976- ) A estranha casa que apiraba na névoa (2017)**
Tomás Augustin Olano (1983- ) Relatos (2017)**
Willian Lentz (1986- ) O Manequim vermelho do espaço (2017)**

 

**estréia mundial

 

SERVIÇO:

 

Dia: 26 de agosto de 2017
Horário: 20:15H

Local: Teatro da reitoria - Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
Entrada Franca


voltar ao topo ^

Realização



Produção


Apoio Institucional



Apoio




Parceiros





 

IV BMH - Bienal Música Hoje - 2017 © todos os direitos reservados - Desenvolvido por unigraf/proec - wmv